O Brasil lidera um ranking mundial alarmante: o de país mais ansioso do mundo. Cerca de 18,6 milhões de brasileiros, ou 9,3% da população, convivem com o transtorno de ansiedade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O relatório foi publicado em março de 2019, mas estima-se que piorou após a pandemia. Por que isso acontece? Quais são os fatores que levam o Brasil a liderar esse ranking e o que você pode fazer para ficar de fora dessa estatística.
Coração acelerado antes de uma prova, nervosismo em uma reunião importante, mãos suando durante uma entrevista de emprego. Provavelmente, você já sentiu algum desses sintomas. Agora, se você está com dificuldades frequentes para dormir, fica sem ar em uma reunião importante e não consegue se concentrar no trabalho por somente pensar no pior deve ficar atento. O que acredita ser normal pode ser um distúrbio psiquiátrico e exige avaliação médica.
A ansiedade é caracterizada por um medo exagerado em relação ao futuro, com uma preocupação excessiva que distorce o cenário real, alimentando diversos pensamentos negativos.
Afinal o que é ansiedade?
A ansiedade é uma reação natural do corpo relacionada à preocupação e ao medo. Ela pode se tornar uma condição psicológica quando se manifesta em excesso e passa a atrapalhar atividades rotineiras. A ansiedade, quando saudável, é somente uma expectativa. Quando manifestada em grande intensidade e frequência como distúrbio, prejudica a qualidade de vida, alterando o sono (insônia) e o apetite (diminuição ou aumento).
Quais são os principais sintomas psicológicos?
- Angústia;
- Irritabilidade;
- Maus pressentimentos;
- Insônia;
- Apetite desregulado;
- Inquietação constante;
- Pensamentos catastróficos;
- Falta de controle emocional.
E quais sintomas físicos podem estar associados?
- Taquicardia;
- Sudorese;
- Falta de ar;
- Boca seca;
- Formigamento;
- Náusea;
- Tremores;
- Tontura;
- Urgência para ir ao banheiro.
Quando não tratada corretamente, a ansiedade pode virar uma adversidade e desencadear outros transtornos mentais, como a depressão, que acomete aproximadamente 300 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Fazem parte do espectro dos transtornos de ansiedade, as fobias, o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e os ataques de pânico. Todas essas condições podem ser tratadas através de terapias e medicação. Ainda assim, outro dado preocupante é a resistência do brasileiro em procurar ajuda psicológica por conta dos mitos em torno nos tratamentos.
Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Solidão, desigualdade social, salários baixos, falta de segurança pública, estresse no trabalho, relações tóxicas e história de vida são alguns fatores que aumentam o nível de estresse, podendo desencadear um transtorno de ansiedade. O Brasil não é para amadores. Viver em um país de incerteza e insegurança, por si só já é um fator desencadeante de não só a ansiedade, mas outras doenças mentais.
Outro fator que tenho percebido nos últimos anos, há 4 ou 6 anos é a polarização política. Isso tem adoecido psicologicamente as pessoas e muitas nem percebem. Politicamente o país está dividido e os políticos sabem disso e tentam manter essa cisão a todo custo, pois eles se beneficiam muito. Assim eles constroem uma narrativa entre bem e mal de que precisamos lutar contra o mal, não deixar que a oposição tome o poder. Isso entra na sua cabeça e te deixa como? Com MEDO.
Estados de ansiedades frequentes e intensos desencadeiam sofrimento psicoemocional, aumentam também as chances do indivíduo desenvolver diabetes, pressão alta, câncer, infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Como prevenir o aparecimento dos sintomas? Devo mudar de país?
Não precisa tanto! A ansiedade pode ser prevenida e controlada a partir de medidas de qualidade de vida:
- Exercícios físicos diários;
- Alimentação balanceada, evitando açúcar e alimentos processados;
- Bastante hidratação, evitando cafeína;
- Boa qualidade do sono;
- Controle da jornada de trabalho;
- Terapia;
- Técnicas de relaxamento/Meditação/Mindfulness;
- Religiosidade;
- Lazer;
- Arte/Música.
Aprender a lidar com a ansiedade é algo fundamental para o controle do estresse! Aprenda a identificar possíveis sinais e sintomas de que algo não está bem.
Cuide-se!